Skip links

Qual é a melhor época para visitar a ilha do Faial?

Ao planear a sua visita aos Açores, deve estar a perguntar-se qual a melhor época para visitar e quais as condições meteorológicas que o vão receber. No fundo, qualquer época do ano é boa para visitar, tanto os Açores como a ilha do Faial. Tudo depende da sua preferência pessoal.

No entanto, fique connosco para conhecer melhor o clima da ilha do Faial, bem como a oscilação de temperaturas durante as várias estações.

Como se caracteriza o clima na ilha do Faial?

Em primeiro lugar, na ilha do Faial pode contar com um clima ameno (marítimo subtropical). As temperaturas são moderadas durante todo o ano e, mesmo nos meses de inverno, variam entre os 17ºC e os 18ºC. Não é por acaso que o Arquipélago dos Açores é dos lugares da Europa onde o inverno é mais quente.

Além disso, as temperaturas não são muito elevadas no verão, variando entre os 21ºC e os 25ºC. Isto relaciona-se com a amplitude térmica anual desta zona, que é baixa, principalmente devido à ação moderadora do oceano e à corrente do Golfo.

Por fim, nesta ilha é comum chover durante todo o ano, ainda que na época do verão isso seja menos provável. Por isso, se pretende visitar os Açores, traga roupas adequadas a todo o tipo de meteorologia.

Ilha do Faial - Açores
Ilha do Faial – Açores

A melhor altura para visitar

A verdade é que qualquer altura é boa para visitar a ilha do Faial! No entanto, para poder aproveitar melhor as diversas atividades que a ilha oferece, deve visitar de junho a outubro. Nestes meses, a temperatura é agradável e há uma boa visibilidade, o que permite realizar passeios ao ar livre e participar em diversas atividades.

Porém, é durante os meses de inverno que a ilha tem menos turistas. Assim, esta pode ser a melhor altura para visitar, caso pretenda conhecer a verdadeira realidade dos açorianos. É também entre outubro e março que os preços são mais acessíveis!

Ao longo de todo o ano, a ilha do Faial oferece paisagens de cortar a respiração e experiências que não vai esquecer. Qualquer altura é boa para visitar.

Se procura onde ficar hospedado/a, visite-nos nas Casas do Capelo!

Leave a comment