Festividades na ilha do Faial: quais são e quando se realizam
Antes de mais nada, visitar a ilha do Faial durante as suas festividades é uma boa ideia para conhecer melhor as tradições locais e para ter uma experiência mais inesquecível.
Para complementar a sua visita à ilha e às suas festas tradicionais, nada como ficar hospedado nas Casas do Capelo. Neste alojamento, a tradição anda de mãos dadas com a modernidade!
Portanto, aqui vamos dar-lhe a conhecer quais são as festividades na ilha do Faial e quando acontecem. Fique connosco!
Festa de São João
Em primeiro lugar, o dia 24 de junho é marcado por uma festa tradicional que todos os anos recebe habitantes de toda a ilha na Ermida de São João. Neste dia, as bandas filarmónicas da ilha do Faial deslocam-se até ao Largo Jaime Melo, onde se pode encontrar a ermida construída pelos devotos de São João.
Durante esta festa, as estradas enchem-se de tasquinhas de comes e bebes. Além disso, o dia segue com concertos, desfiles de marchas populares, bailes folclóricos e muito mais.
Festa de Nossa Senhora das Angústias
Assim como a Festa de São João, esta também é uma festividade religiosa. Atualmente, esta festa tem data marcada no sexto domingo depois da Páscoa. As ruas da Horta enchem-se de gente em procissões e festejos populares, numa celebração que data do tempo do povoamento da ilha.
D.R. Festa de Nossa Senhora das Angústias
Semana do Mar
A Semana do Mar decorre no mês de agosto e tem vindo a atrair cada vez mais pessoas à ilha. Espetáculos musicais, uma feira de gastronomia, exposições de artesanato, regatas de botes baleeiros e provas desportivas de algumas modalidades aquáticas, por exemplo, são alguns dos elementos que compõem o programa desta semana na ilha do Faial.
Dia dos Amigos, das Amigas, dos Compadres e das Comadres
Um pouco por todo o arquipélago, quatro semanas antes do Carnaval começam diversas festividades, como é o caso das quintas-feiras de compadres, comadres, amigos e amigas.
Cada quinta-feira se destina aos festejos de cada grupo. Na primeira quinta-feira, reúnem-se os amigos. Na quinta-feira seguinte, são as amigas a sair para festejos, seguidos do dia dos compadres e, por fim, das comadres.
O Dia dos Amigos tem sido cada vez mais festejado, já que muitos estabelecimentos criam espetáculos e momentos de diversão. Portanto, acaba por ser uma espécie de despedida de solteiros coletiva, onde os amigos e as amigas se juntam para jantar ou festejar juntos.
Se pretende visitar a ilha durante uma destas festividades, as Casas do Capelo recebem-no/a de braços abertos nas suas instalações, para garantir que tem uma experiência realmente açoriana. Entre em contacto connosco!