Skip links

4 melhores trilhos para caminhadas no Faial

Se está de visita ao Faial e procura trilhos para conhecer melhor a ilha, existem 10 percursos diferentes demarcados na rede de trilhos oficiais. Apesar de apresentarem características muito diferentes entre si, em todos os trilhos vai poder observar paisagens de cortar a respiração. Contudo, para lhe facilitar a escolha, destacamos aqueles que consideramos os 4 melhores trilhos para caminhadas na ilha do Faial.

Porém, antes de escolher o percurso a fazer, deve prestar atenção a alguns fatores, como a dificuldade e a distância. Além disso, deve equipar-se a rigor para este desafio. Aconselhamos o uso de um impermeável, botas ou sapatos de montanha, protetor solar e uma mochila com comida e água. Por último, não se pode esquecer do telemóvel ou da máquina fotográfica! Ao longo destes trilhos vai vislumbrar paisagens apaixonantes que vai querer guardar.

Trilho da Levada

Em primeiro lugar, este percurso é considerado como um dos mais belos e apaixonantes do Faial. Além disso, o trilho desenrola-se ao longo da única levada da ilha, com uma distância de 8 quilómetros. O que parece ser apenas um curso de água, é, na verdade, a maior obra de engenharia hidráulica dos Açores!

Durante as 2h30 de caminho vai poder contactar com uma grande variedade de fauna e flora. Ademais, este passeio também se torna agradável pela frescura envolvente, dada a presença constante da água da levada.

Trilho da Caldeira

Se nunca pensou em caminhar à volta da cratera de um vulcão, esta pode ser a sua oportunidade. Assim como o trilho anterior, este é fácil de percorrer e estende-se ao longo de 7 quilómetros. Durante as 2h30 de caminhada, vai poder ter a experiência única de apreciar o “coração da ilha do Faial”. O trilho da Caldeira desenrola-se a uma altitude entre os 840 e 1040 metros, pelo que vai poder ver e captar perspetivas panorâmicas de toda a ilha, com paisagens impressionantes que se estendem até ao mar.

caldeira - faial - trilho

Trilho Entre Montes

Em seguida, se pretende um percurso que combine a fauna e flora da ilha com elementos do património histórico do Faial, esta é uma excelente opção. O trilho de Entre Montes é de baixa dificuldade e tem cerca de 3,4 quilómetros de distância. Numa caminhada de 1h30 vai poder percorrer o Monte Queimado e o Monte da Guia em torno da baía de Porto Pim. É, sem dúvida, uma caminhada tranquila e perfeita para quem não tenha muito tempo para apreciar a ilha.

Trilho Dez Vulcões

Se percorrer trilhos é consigo, este é um excelente desafio. O trilho Dez Vulcões passa realmente pelos principais 10 vulcões responsáveis pela formação da Península do Capelo. Assim, este percurso é de maior dificuldade, uma vez que tem 19,3 quilómetros de distância e demora cerca de 7 horas a percorrer. Com início no Miradouro da Caldeira, o trilho termina no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. Em conclusão, esta é mesmo uma experiência única e inesquecível.

miradouro - caldeira - faial

Caso procure estadia na ilha do Faial, a Casas do Capelo é uma excelente opção. Além de combinar a tradição açoriana com a modernidade, garante ainda todas as condições de limpeza, segurança e conectividade. Faça a sua reserva!

Leave a comment