Skip links

4 atividades para fazer na ilha do Faial

Nesta ilha açoriana com vista privilegiada para o oceano Atlântico existem diversas atividades que não pode perder. Por exemplo, percorrer trilhos pedestres, visitar alguns dos inúmeros miradouros da ilha ou mesmo banhar-se na Praia de Porto Pim são algumas das principais atrações do Faial.

Portanto, aqui vamos mostrar-lhe algumas atividades que pode fazer nesta ilha, em conjunto com os amigos ou com a família.

Passeio de BTT, Jipe ou Kartcross

Se procura um pouco de adrenalina na sua visita ao Faial, essa certamente não vai faltar. Em primeiro lugar, sugerimos fazer o circuito oficial de BTT no Parque Florestal do Capelo, com uma ligação muito próxima à natureza.

Além disso, pode ainda visitar os lugares mais emblemáticos do Faial num passeio de Jipe. Geralmente, o percurso leva os visitantes a conhecer a Praia de Almoxarife, o Porto Comprido, as piscinas do Varadouro e mesmo o antigo Porto Baleeiro do Salão.

Por outro lado, caso queira desafiar-se, os passeios de Kartcross são também uma opção. Nessa viagem pode vir a conhecer locais que os próprios habitantes da ilha desconhecem!

Kartcross no Faial - Açores
Kartcross no Faial

Nadar com tubarões

Ainda que esta atividade seja para os mais aventureiros, a verdade é que é uma das mais emocionantes e inesquecíveis para fazer na ilha do Faial. No Banco Condor, a 17 km do Faial, é possível mergulhar com tubarões azuis e rinquins, duas espécies inofensivas para o ser humano.

Geralmente, esta atividade é possível entre os meses de julho e setembro e tem vindo a atrair cada vez mais curiosos pelo mundo inteiro.

Nadar com tubarões - Faial - Açores
GREG LECOEUR – Nadar com tubarões

Ver e ouvir baleias e golfinhos

Caso prefira uma relação mais distanciada com os habitantes do oceano, a observação de baleias e de golfinhos é uma atividade possível no Faial. Antes de tudo, deve saber que nos Açores é possível avistar mais de 20 espécies diferentes de cetáceos (mais de um terço de todas as espécies de cetáceos no mundo!).

Atualmente, esta é uma das atividades mais procuradas pelos turistas e pode ser feita durante todo o ano.

Avistamento de golfinho na ilha do Faial
Avistamento de golfinho na ilha do Faial

Visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

Por fim, para melhor complementar a sua viagem, nada como conhecer a história da ilha. Para isso, deve passar pelo Centro Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. Além de ser um dos museus mais procurados em toda a ilha, é aqui que pode perceber como se formou o Arquipélago dos Açores.

Portanto, se está a planear a sua passagem na ilha do Faial e ainda não sabe onde ficar hospedado/a, a Casas do Capelo tem todo o gosto em recebê-lo/a!

Leave a comment