Skip links

5 benefícios de viajar para a sua vida

Caso esteja a pensar viajar, saiba que tem inúmeros benefícios! A verdade é que sair da zona de conforto e conhecer novos lugares e pessoas pode ter consequências muito positivas, tanto para a saúde mental como física.

Portanto, conheça aqui alguns dos benefícios de viajar e marque a sua viagem. Se procura um destino de natureza, as ilhas dos Açores são uma excelente escolha. Nesse sentido, fique alojado nas Casas do Capelo, um lugar que junta modernidade e tradição nas suas instalações!

1. Aumenta os níveis de resiliência

Em primeiro lugar, viajar é muito importante para abrir a mente e conhecer novas culturas e estilos de vida. Além disso, o processo de viagem envolve diversos fatores e é normal que surjam imprevistos. Assim, enquanto lida com os obstáculos que vão surgindo, torna-se uma pessoa mais resiliente e com mais facilidade em se adaptar a mudanças.

2. Proporciona novas experiências gastronómicas

 

Além disso, sair da zona de conforto é também experimentar novos pratos e temperos a que não está habituado. Para além de enriquecer a sua bagagem gastronómica, desenvolve também o seu paladar. Seja a provar o típico cozido das Furnas ou um prato exótico de outro país, a verdade é que provar novas comidas pode fazer de si uma pessoa com mais conhecimentos sobre o mundo.

Cozido das Furnas - Açores
Cozido das Furnas – Açores

3. Influencia a aprender novas línguas e a conhecer novas culturas

Da mesma forma, um dos maiores motivos que leva as pessoas a viajar é precisamente para conhecer novas culturas e tradições. Logo, ao viajar pode mesmo expandir os seus horizontes e aprender coisas que nunca aprenderia na sua zona de conforto.

4. Desenvolve a sua criatividade e expande os horizontes

Acima de tudo, viajar aumenta a sua bagagem com referências e novos conhecimentos sobre o mundo. Assim, terá novas ferramentas para resolver os problemas do dia a dia, estimulando a sua imaginação e criatividade. Portanto, os momentos de viagem são mesmo muito importantes para desenvolver a sua flexibilidade cognitiva, uma chave para o sucesso criativo.

Viajar - Criatividade

5. Tem muitos benefícios para a saúde

Por fim, viajar é mesmo muito benéfico para a saúde. Para além de reduzir a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, todo o processo de viagem faz com que produza mais anticorpos e melhore o seu sistema imunitário.

Do mesmo modo, viajar também ajuda a melhorar a qualidade do sono, bem como a aumentar a absorção de vitaminas.

Além disso, produz ainda uma série de hormonas essenciais para a melhoria do bem-estar, como por exemplo a endorfina e a dopamina. Caso o destino de viagem “obrigue” a uma grande exposição solar, produz também serotonina, uma forte aliada no combate à ansiedade e à depressão.

Então, já se convenceu a marcar a próxima viagem?

Se o destino for a ilha do Faial, nos Açores, visite-nos nas Casas do Capelo! Para qualquer dúvida, entre em contacto connosco.

Leave a comment