Skip links

5 motivos para fazer turismo de natureza

É mais que sabido que estar em contacto com a natureza traz inúmeros benefícios. Principalmente para quem tenha uma vida agitada, fazer uma pausa e viajar para lugares onde possa contactar diretamente com o ambiente pode ser mesmo uma experiência refrescante.

Por isso, damos-lhe a conhecer alguns dos motivos pelos quais deve fazer turismo de natureza.

5 motivos para fazer turismo de natureza

5 motivos para fazer turismo de natureza

1. Alivia o stress e ajuda a relaxar

Antes de mais nada, viajar para um destino de natureza é uma boa maneira de se desconectar do mundo digital. Assim, torna-se mais fácil relaxar e colocar as preocupações do quotidiano de lado. Ao ligar-se ao meio ambiente, pode recarregar as baterias e contribuir uma vida mais leve e saudável, bem como para a melhoria da sua saúde mental.

2. Melhora a respiração e a pressão arterial

Respirar o ar puro da natureza é uma grande mais-valia para a sua saúde. Além disso, ao melhorar a respiração, o seu sangue é mais oxigenado, pelo que o coração não necessita de bater tantas vezes. Assim, o corpo relaxa mais e a pressão arterial baixa consideravelmente.

3. Aumenta o nível de vitamina D no organismo

Ao passear no exterior, nomeadamente pela natureza, a exposição ao sol é maior. Isso faz com que os níveis de vitamina D aumentem, o que resulta numa melhor absorção de cálcio (um elemento fundamental para a saúde dos ossos).
Além disso, esta vitamina é ainda importante na prevenção de ataques cardíacos e de doenças como o cancro, a depressão e a osteoporose.

4. Aumenta a criatividade

A criatividade é essencial, seja para resolver problemas do dia a dia ou até mesmo para fins profissionais. Sair da rotina e ter novas experiências é, desde logo, uma ótima forma de aumentar a criatividade. Ademais, o contacto com a natureza ajuda também a reorganizar as suas ideias ao fazer uma pausa e deixar-se inspirar pelas formas e movimentos da natureza.

5. Promove o exercício físico

Por fim, sair da cidade e deslocar-se para uma zona calma, com mais espaço e menos pessoas, é uma boa oportunidade para se dedicar à sua saúde física e mental. Ao fazer turismo de natureza é provável que tenha de fazer mais passeios a pé ou de bicicleta. O seu corpo agradece!

Portanto, se pretende recarregar as suas baterias, uma boa opção é visitar a ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores. As paisagens são inspiradoras e o ambiente é calmo e tranquilo.

Para ficar alojado, experimente as Casas do Capelo: um conjunto de casas tradicionais que conjugam a modernidade e o conforto com o respeito pelo ambiente e pela tradição açoriana.

Leave a comment